Artefatos Scrum – Sprint Backlog

Durante a segunda parte da reunião de Planejamento da Sprint, é construído o Backlog da Sprint. Esse artefato lista as tarefas que serão necessárias para transformar um item do Product Backlog em um incremento de software “pronto”.

A responsabilidade de construir esse artefato é do time de desenvolvimento, que irá listar o que é necessário para criar o produto pronto. Deve-se listar todas as tarefas pertinentes para desenvolver o item, desde a modelagem de dados, construção da interface, desenvolvimento das regras de negócio, testes específicos, etc. Somente o Time de Desenvolvimento poderá adicionar ou remover tarefas do Sprint Backlog e poderá fazê-lo a qualquer momento.

O Sprint Backlog é um artefato vivo durante a Sprint. Na reunião de planejamento ele não precisa estar completo, apenas com as atividades necessárias para os primeiros dias da Sprint. Durante a Sprint, o time de desenvolvimento poderá ir complementando essa lista, sempre que identificar novas tarefas a serem feitas ou ajustar as já definidas, mas ainda não realizadas.

Este artefato, assim como o Product Backlog, deverá ser visível para todo o time Scrum, fortalecendo assim a transparência. É comum a utilização de quadro kan-ban, ou quadro do Scrum, para demonstrar essas atividades e como elas estão.

As atividades do Sprint Backlog são medidas em horas e não devem ultrapassar 8 horas, pois assim a atividade irá durar no máximo 1 dia. Se uma tarefa durar mais do que 8 horas, idealmente é quebra-la em tarefas menores. O motivo dessa duração máxima, é para que tornará o acompanhamento das tarefas muito mais fácil, já que no Scrum não se controla percentuais de uma tarefa realizada e sim tarefa concluída, em andamento e aberta. Tarefas que não foram concluídas, não são consideradas no avanço da Sprint.

Por isso, é importante quebrar as tarefas para que tenham uma duração de 8 horas ou menos, assim ao final do dia é bem provável que a tarefa será concluída e no dia seguinte, na reunião diária, todos possam acompanhar a evolução da Sprint. Esse talvez seja um dos pontos mais complicados para quem está acostumado no modelo tradicional, pois normalmente as tarefas (ou atividades) são definidas em 1 semana. Pode exemplo, a modelagem de dados pode demorar mais do que 8 horas, a prototipação de uma tela complexa, como uma frente de caixa (PDV), também pode ser grande demais para se fazer em 1 dia, contudo, é necessário quebrar a atividade. Por exemplo, a modelagem pode ser quebrada em partes menores, como modelagem dos cadastros e modelagem das tabelas de movimentação, o protótipo pode ser quebrado em tela de venda, tela de fechamento da venda, tela de busca de produtos, etc. Com a prática, você verá que é muito mais simples fazer desta forma do que nos moldes tradicionais.

Em resumo, o Sprint Backlog é uma lista de atividades a serem realizadas na Sprint, para desenvolver os itens do backlog do produto selecionados para uma Sprint. Os itens são identificados e definidos pelo time de desenvolvimento, sendo sua estimativa definida em horas, não excedendo 8 horas. Essas tarefas devem ser visíveis ao time Scrum, acompanhado diariamente e podem ser incluídas e sofrer alterações em qualquer momento durante a Sprint.

Espero ter ajudado e até a próxima!

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