É chegado o fim da Sprint, todas as atividades realizadas, todos os itens do backlog do produto, selecionados para a Sprint, estão concluídos. E agora? O que fazer com isso que foi criado pelo time de desenvolvimento?
Agora é a hora de mostrar o que foi feito, na “Sprint Review” ou Revisão da Sprint.
Esse evento ocorre no final da Sprint, com duração de 4 horas para Sprints de 30 dias (Sprints menores, tempo menor) e tem por objetivos:
- Apresentar o produto desenvolvido para o dono do produto e stakeholders
- Receber o feedback do dono do produto e stakeholders.
- Receber o aceite do dono do produto e stakeholders.
Nesta reunião são apresentados os itens que estão “prontos” e o que “não estão prontos” do Backlog do Produto. O time de desenvolvimento então apresenta os itens que foram concluídos e quais foram as dificuldades encontradas. É importante neste momento, que o time apresente o sistema, mesmo que no computador do desenvolvedor, e não uma apresentação em Power Point ou coisa semelhante.
É importante que antes da reunião, o time de desenvolvimento reserve cerca de 1 hora para fazer um “deploy” da aplicação em um ambiente de testes ou treinamento, dando assim mais credibilidade ao time.
Depois da apresentação, o dono do produto precisa dar o feedback, apontando o que ficou bom, o que não ficou bom, se atendeu o quesito “pronto” definido para a Sprint, se a meta da Sprint foi alcançada.
Caso algum item for rejeitado, ele deve voltar para o backlog do produto e definida a nova prioridade.
Durante a apresentação é normal aparecerem sugestões, novas necessidades, pedidos de mudanças, entre outros. Esta reunião também serve para adicionar essas solicitações ao Backlog do Produto, que será priorizado conforme a necessidade e importância para o negócio. Veja, o backlog do produto é um artefato vivo e muda constantemente e a reunião de revisão da Sprint é um dos momentos em que esse artefato sofre mudanças.
A reunião de revisão é o momento formal do Scrum para comunicação e interação entre Dono do Produto e Stakeholders com o time de desenvolvimento. É uma reunião que promove:
- A transparência: pois todo o trabalho desenvolvido até então, é apresentado. Não espera-se o final do projeto para mostrar o que foi feito.
- A inspeção: é possível acompanhar a evolução dos trabalhos, pois é possível avaliar o que já foi feito e o que ainda falta fazer.
- A adaptação: é possível fazer ajustes nos itens que faltam, mudar sua prioridade e solicitar melhorias no que já foi pedido.
Quem deve participar da reunião:
- Time de Desenvolvimento, todo ele, não somente um representante. Obviamente, pode ser eleito uma pessoa para demonstrar o sistema, mas é importante o revezamento.
- Scrum Master
- Dono do Produto
- Interessados no projeto (stakeholders), seja quem for, convidados pelo dono do produto. Aqui podem ser usuários chave, diretoria, donos de processo, entre outros.
Ao final da reunião espera-se que tenha:
- Um conjunto de funcionalidades prontas para uso e aprovadas pelo dono do produto.
- Um Backlog do Produto atualizado e revisado.
- Prioridades do Backlog do Produto revisado, observando a relevância de cada item para atingir o maior valor possível.
- Uma lista de itens que poderão ser inclusos no Backlog do Produto.
- Cronograma do projeto, orçamento e capacidade do time revisado.
- Itens do backlog do produto que provavelmente entrarão na próxima Sprint.
Resumindo, a reunião de Revisão da Sprint, é um evento de até 4 horas, aonde o time de desenvolvimento apresenta o incremento de software pronto e potencialmente utilizável ao dono do produto e interessados no projeto, dos quais avaliarão o produto e darão feedback sobre o mesmo. Estando de acordo com a definição de pronto, o item é concluído, caso contrário retorna ao backlog do produto. E por fim, são revisados os itens que ainda faltam desenvolver, sua prioridade e quais deveriam entrar na próxima Sprint.
Espero que tenha compreendido o que é Sprint Review e até a próxima!