Agora que você já conheceu já sabe o que é Python, já sabe o que pode fazer com ele, conheceu um pouco da história e razões para se aprender Python, chegou a hora de começar a aprender a programar com essa linguagem.
O primeiro passo, é claro, é instalar o Python, que conterá o conjunto de bibliotecas básicas, um ambiente de desenvolvimento chamado IDLE, o interpretador da linguagem e o instalador de pacotes chamado PIP.
Instalação no Windows
Para instalar no ambiente Windows, não tem segredo, ele possui um instalador, que basta baixa-lo e seguir os passos de instalação.
Para baixa-lo acesse o site https://www.python.org/downloads/, e procure pela ultima versão disponível (quando escrevi esse artigo, estava na versão 3.8.5).
Você verá algumas pessoas comentando sobre a versão Python 2. Essa versão ainda funciona, você consegue baixar a versão 2.7, mas ela está descontinuada e não recebe mais atualizações. Você pode se deparar com algumas soluções que ainda a utilizem, mas é uma tendência que sejam migradas para a versão 3. Então, parte logo para a versão 3.
Minha dica durante a instalação é escolher uma pasta que seja fácil localizar depois. A pasta padrão fica em um local complicado de acessar depois e você vai precisar. Eu costumo colocar no C:\Python\, mas fica a seu critério.
Depois de instalado, certifique que sua variável de ambiente PATH esteja com a pasta de instalação do Python (pasta onde está o arquivo Python.exe). Será importante para poder executar e testar seus scripts. Para isso, siga os passos abaixo:
Para configurar a variável PATH, clique em pesquisar e procure por “Meu Computador”.
Clique com o botão direito e depois em Propriedades. Na tela que se abrir, clique em “Alterar Configurações”.
Em propriedades do sistema, clique na aba “Avançado” e depois em “Variáveis de Ambiente”.
Na parte superior das Variáveis de Ambiente, irá mostrar as variáveis do seu usuário. Localize a variável chamada “Path”. Clique em Editar.
Localize se a pasta de instalação do Python se encontra na lista, como a imagem abaixo. Se estiver, estará tudo certo.
Reinicie o Windows e depois, para testar, acesse a linha de comando do windows (Win + R e digite CMD) e digite ‘python –version
’. Se estiver tudo certo, irá aparecer a versão do Python instalada.
Instalação no Linux
Dependendo da versão do Linux que você estiver utilizando, provavelmente você terá uma versão do Python já instalada, pois essa linguagem já vem previamente instalada na maioria das distribuições.
O primeiro passo é verificar se está instalada e qual a versão, para isso, abra o terminal do Linux e digite:
$ which python
Ou
$ which python3
Isso deve retornar algo como /usr/bin/python
, que é a pasta do sistema de arquivos onde o Python está instalado.
Caso o retorno seja algo como which: no python in (usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/bin:/…)
é sinal que não foi encontrado o Python em sua distribuição.
Uma vez localizado, você pode utilizar o comando “python3 –version
” para descobrir a versão do Python que está instalada. É comum que as distribuições venham com o Python 2 ao invés do 3 ou os dois (eu utilizo uma distribuição do Linux Mint, ela vem com as duas versões instaladas já).
Caso seu Linux não tenha o Python instalado, utilize os gerenciadores de pacotes para realizar a instalação. Use o apt-get (Debian, Ubuntu e Mint) e o yum (RedHat, CentOS).
Apt-Get
Para instalar o Python3, digite no terminal
$ sudo apt-get install python3
E depois, instale o PIP (instalado de pacotes do Python, você vai precisar):
$ sudo apt-get install python3-pip
Yum
Para instalar o Python 3, digite no terminal
$ sudo yum install python3
E depois, instale o PIP:
$ sudo yum -y install python3-pip
Se precisar fazer o “upgrade”, caso a versão esteja defasada, use o próprio gerenciador de pacotes, por exemplo:
$ sudo apt-get upgrade python3
Caso sua distribuição não tenha nenhum gerenciador de pacotes, você deve ir direto ao site do Python (https://www.python.org/downloads/) e baixar a versão para poder instalar.
Conclusão
Para outras plataformas, siga as instruções contidas na documentação oficial do Python em https://docs.python.org/pt-br/3/using/index.html (toda em Português já).
Agora é começa os estudos e iniciar o desenvolvimento dos seus scripts. No próximo artigo, vou trazer uma série de cursos (gratuitos e pagos) e sites que vão de ajudar nessa jornada DEV!
Até a próxima.